top of page

Nikolaus  Glattauer

Dados da autoridade (pessoa): GND: 123973201 | LCCN: n2002050050 | VIAF: 37138905 | Pesquisa de pessoas da Wikipédia

 

Nikolaus (Niki) Glattauer (Nasceu em 1959, na cidade de Zurique - Suíça) é um escritor, colunista e ex-diretor escolar em Viena.

 

VIDA E OBRA:

Glattauer nasceu como o primeiro filho de pais austríacos que trabalhavam temporariamente na Suíça. Após o nascimento de seu irmão Daniel, que trabalhou como escritor, a família mudou-se para Viena-Favoriten em 1960, onde Glattauer cresceu. Até meados da década de 1990, ele era – como seu pai, Herbert O. Glattauer – um jornalista. Como tal, trabalhou, principalmente em posições de liderança, para a mídia vienense Die Presse, Kronen Zeitung, Kurier, Arbeiter-Zeitung e News,onde mais recentemente na função de editor-chefe adjunto.

Com uma mudança de carreira, Glattauer treinou com quase 40 anos, primeiro como professor do ensino médio (hoje professor do ensino médio), depois também como professor de educação especial e começou a lecionar em escolas vienenses em 1998, após um interlúdio como editor-chefe de krone.online. A partir de 2017 foi diretor escolar na Escola Especial Geral de Wien-Meidling no departamento de inclusão, diversidade e educação especial.

Glattauer publicou doze livros desde 2002, incluindo dois romances e três livros infantis. Pelos livros infantis Schlaf gut, Susi! – Schlaf gut, schlaf! (2010) e Flucht (2017) foi premiado com o Prêmio Austríaco de Livros Infantis e Jovens Adultos pela inclusão na coleção. Flucht estreou em 2017 em uma versão teatral como parte do Schäxpir Theatre Festival no Landestheater Linz.

Os livros de não-ficção mais narrativos de Niki Glattauer com um personagem fortemente fictício, que abordam a escola e a educação sob perspectivas pessoais, todos alcançaram as primeiras posições nas listas de best-sellers austríacos, três deles também número 1, “z. B. 2016 Best of Schule – zum Weinen komisch, zum Lachen traurig”.O livro “Mitteilungsheft: Leider hat Lukas …”, uma sátira sobre a escola de hoje sob o lema "Pais contra professores – que é brutalidade!", foi premiado como o Favorito do Livro Austríaco na categoria ficção em 2014.

Em fevereiro de 2018, “ende der Kreidezeit – ein bissche Schule und der irre rest des Lebens”– foi publicada, uma sátira autobiográfica na qual Glattauer aborda as armadilhas do mundo cotidiano digitalizado. Este livro também alcançou o número 1 nas listas dos mais vendidos na Áustria.

Para o jornal kurier diário, Niki Glattauer escreveu a coluna semanal "Schule – und der Rest des Lebens" por oito anos. Desde 2019, Glattauer escreve uma coluna para o jornal Diário Heute sob o logotipo "Glattauer gibt Noten".

De 2012 até a primavera de 2015, Glattauer foi jurado do Prêmio de Literatura "Ohrenschmaus" para pessoas com dificuldades de aprendizagem. Desde 2016 é membro do Comitê Executivo do Instituto de Literatura Juvenil. Em 2019, ele foi a júri pela primeira vez para a competição internacional de arte da mídia Prix Ars Electronica, que homenageia projetos de estudantes e jovens sob o lema "Crie seu mundo"

Niki Glattauer é casado e tem dois filhos.

 

OBRAS:

 

OBRA QUE PODE SER ENCONTRADA NO BRASIL:

Glattauer, Niki, 1959- ;  Hochleitner, Verena Leider has lukas schon wieder / . Wien : K&S, 2015. ISBN 9783218009928

bottom of page